sábado, 2 de janeiro de 2010

Clown *


( Giulietta Masina - I Clowns, 1970 - Fellini )

Faço passar por mim,
sem ver...
me convenço.
É irreal.

Surreal,
clown,
como tudo,
como a vida,
como sempre.

Traço curvas,
ilusão de não encontrar...
quanto mais fujo,
encontro.

Me pinto de azul,
me faço palhaço,
pra distrair...

O palhaço me desperta
e ri.
Delicadamente ,
gargalha
na minha frente.

Mas eu me vingo,
em vão,
despindo a fantasia
que não era só minha.
relendo o script ...
ah!
esse não era meu.

Reconstruo a cena
pra desfazer
a marcação,
cada gesto,
cada toque...
a entonação,
cada pausa.

A platéia,
em silêncio,
participa ativamente
com olhares fulminantes
e sorrisos
calados.

Porque calar ,
a grande covardia,
é a arte maior
no imenso palco da vida.
.....................

* "CLOWN - palavra inglesa (pronuncia-se cláun) que quer dizer rústico, rude, torpe, indicando quem com artificiosa torpeza faz o público rir. É o nosso palhaço.
É uma caricatura do homem como animal e criança, como enganado e enganador. É um espelho em que o homem se reflete de maneira grotesca, deformada, e vê a sua imagem torpe. É a sombra."
Frederico Fellini

.............................

Um comentário:

dani carrara disse...

'Traço curvas,
ilusão de não encontrar...
quanto mais fujo,
encontro.'

palavras alimentam
ali mente
abs